Mais de 900 calouros ingressaram na UFLA para o 2º semestre de 2010

Um momento mais que especial na vida de muitos pais é viver a emoção da entrada dos filhos em uma universidade pública. E foi neste espírito que rostos emocionados e olhos cheios de expectativas resumiam a impressão geral dos presentes na recepção de calouros ingressantes na Universidade Federal de Lavras. Ao todo, foram mais de 900 estudantes, número recorde até então na instituição.

A solenidade, que aconteceu no recinto do Restaurante Universitário na tarde de sábado (07/08), foi aberta pelo reitor, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e contou com a participação da Chefe de Gabinete, dos Pró-reitores, dos Coordenadores de cursos de graduação e do Coordenador geral do DCE.

O Pró-reitor de graduação, Professor João Chrysostomo de Resende Júnior ao dar as boas vindas aos estudantes, destacou aos presentes o momento importante que a educação superior vive atualmente no país e na UFLA: “vocês são atores de um momento pujante de crescimento da UFLA e do ensino superior público e gratuito do Brasil, com o aumento significativo da oferta de cursos e de vagas. E esse é um momento histórico muito importante, pois vocês estão entrando exatamente nessa transição”, disse o Pró-reitor.

O Reitor, Professor Nazareno Mendes agradeceu a presença de todos inclusive dos pais dos estudantes, deu-os as boas vindas, apresentou aos presentes a história da universidade, e parabenizou aos estudantes e familiares pela conquista. “quero parabenizar aos estudantes pela conquista de entrar em uma universidade pública, e também aos pais e familiares, pois essa conquista é certamente, além do estudante, também da família, pois passar em um processo seletivo concorrido como o ENEM é uma vitória”, disse.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação e contou com a efetiva participação dos técnicos administrativos e funcionários da PRG, garantindo o sucesso em todas as atividades. Devido ao grande número de calouros, o evento foi dividido em dois: as 14 horas, foram recepcionados os estudantes dos cursos de Agronomia, Administração, Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia. As 17h foi a vez dos cursos da área de ciências humanas, licenciaturas e os cursos da Plataforma Freire: Química (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Sistemas de Informação, Matemática, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Física (Licenciatura), Administração Pública, Filosofia (Licenciatura) e Letras (Licenciatura).

Houve ainda duas palestras, uma direcionada aos pais dos estudantes, ministrada pela psicóloga Valéria Ribeiro Pedroso e pela assistente social Geunice Tinôco Scola da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), enquanto, simultaneamente, os estudantes assistiram à uma outra, ministrada pelo Psicólogo Ricardo Corrêa Pacheco, abordando temas relacionados à juventude e à nova vida de universitários dos estudantes presentes.

A programação se estende pela semana até o dia 13/08, com várias atividades programadas pela PRG, que irão inserir os estudantes no ambiente universitário, inclusive um “trote solidário”, que inclui a doação de sangue. Está prevista ainda na programação da Recepção, a 4ª edição dos Jogos Universitários (JUFLA JR) que acontecerá no dia 21/08, das 8h as 19h, com participação de todos os calouros dos cursos de graduação da UFLA.

Mais informações sobre os eventos podem ser encontradas no site www.prg.ufla.br com a programação completa da semana.

Confira as fotos: