A partir desta terça-feira (17/8), têm início no Museu de História Natural, o programa de palestras que fazem parte das ações de divulgação científica realizadas pelos projetos UFLACiência e Museu para Todos. As atividades desses projetos têm como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento e assim encurtar o distanciamento entre os saberes científicos e o público leigo.
De acordo com a coordenadora do evento, professora Ângela Maria Soares do Departamento de Biologia da UFLA, “Tal aproximação é fundamental para a participação mais consciente dos indivíduos nas questões de ordem científica e tecnológica que afetam a sociedade. Além disso, elas visam tornar o Museu um espaço de saber e cultura aberto para a comunidade em geral”, disse.
Ao longo do semestre serão realizadas palestras sobre temas que envolvem o saber científico e o cotidiano das pessoas e também temas de impacto para sociedade. A cada encontro, especialistas convidados compartilharão com o público as suas experiências, de forma a tornar o conhecimento científico compreensível e acessível. Todas as palestras vão ocorrer às terças feiras, no Museu de História Natural, situado no Campus Histórico.
As palestras têm entrada gratuita e os participantes que forem estudantes que comparecerem em 75% das palestras do semestre receberão certificado. Mais informações pelos telefones / emails 3829-1892 / luca@dqi.ufla.br (Profa. Luciana) ou 3829-1351/ amsoares@dbi.ufla.br (Profa. Ângela).
Veja a programação do mês de agosto:
Data: 17/08 às 16h30
2012: A Profecia Maia
Um erro na interpretação do calendário Maia levou a disseminação de que o mundo vai acabar em dezembro de 2012. É assim, misturando realidade com ficção e ciência com religião, que se criou a mais nova profecia para o fim do planeta. Mas, o que há de real nessa confusão de história, astronomia, astrologia e religião? Nesta palestra analisam-se numa forma crítica as diferentes catástrofes profetizadas para o ano 2012: A tempestade solar, a inversão dos pólos magnéticos, colisão com o planeta X e Niribu. Serão analisados alguns aspectos do calendário Maia e a profecia será desvendada.
Palestrante: Prof. Jose Nogales Vera – Possui graduação em Física – Universidad Mayor de San Andrés – UMSA, na Bolívia, mestrado e doutorado em Física na Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado no CBPF em sistemas complexos. Foi professor da UMSA na Bolívia durante 15 anos e é professor de física no DEX-UFLA desde o primeiro período de 2009. A área de pesquisa que trabalha é na Cosmologia Quântica, e atualmente está desenvolvendo um projeto de divulgação científica “A Magia da Física e do Universo”.
Data: 24/08 às 17h30
Saúde Urbana
Mais da metade dos habitantes da terra está vivendo nas cidades, e o mundo está se tornando mais e mais urbano. Esta apresentação considera, a partir de revisão bibliográfica, que o ambiente urbano influencia a saúde e os comportamentos humanos, apontando para a necessidade do melhor entendimento dos determinantes da saúde das populações vivendo nas cidades. Explora as transformações urbanas oferecendo uma visão sobre a conformação das cidades contemporâneas e os impactos sobre a saúde humana.
Palestrante: Profa. Waleska Teixeira Caiaffa – Médica, Professora titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia/Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte. Possui mestrado em Saúde Pública (Johns Hopkins University-JHU), doutorado em Parasitologia – Epidemiologia (UFMG) e pós-doutorado em epidemiologia na JHU. É membro eleito do Comitê Executivo da International Society for Urban Health da New York Academy of Medicine.