Pós-Graduação se destaca entre as melhores do país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da avaliação trienal dos programas de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)de todo o país.

Dos 20 programas da UFLA, nove (45%) tiveram seus conceitos elevados. O programa de Ciência do Solo, que tem apresentado desempenho acadêmico equivalente aos melhores centros de pós-graduação e pesquisa internacionais, obteve conceito 6. Os programas Agroquímica, Ciência dos Alimentos, Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia, Microbiologia Agrícola, Zootecnia, Estatística e Experimentação obtiveram conceito 5 por apresentaram elevado padrão de qualidade. Os demais programas receberam conceito 4, incluindo o  Biotecnologia Vegetal, que teve o seu conceito elevado.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, “os conceitos obtidos atestam a qualidade do trabalho histórico desenvolvido pelos membros da nossa comunidade. Pela comparação entre a avaliação trienal de 2007 e a de 2010, observa-se que 45% dos programas (9 Mestrados e 9 Doutorados) elevaram os seus conceitos. Destaca-se que o percentual relativo de aumento de conceitos dos programas ofertados pela UFLA foi bem acima da marca de 19% alcançada pelo Sistema Nacional de pós-graduação, que reúne todos os programas reconhecidos pela Capes”.

Avaliação

Os resultados divulgados pela CAPES atestam a qualidade dos programas em termos das suas propostas pedagógicas, qualificação e competência do corpo docente, participação do corpo discente em projetos e publicações, qualidade de dissertações e teses, eficiência na formação de mestres e doutores, qualidade das publicações científicas e inserção social da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFLA.