Uma semana inteira dedicada à formação acadêmica, debates, simpósios, inovação, transferência de tecnologia e desenvolvimento social e sustentável. De 27 de setembro a 01 de outubro, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) será o pólo mineiro de produção de conhecimento, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diversas áreas para discutir e fazer ciência. São seis grandes eventos acontecendo simultaneamente e que vão movimentar todo o campus universitário. A abertura oficial está marcada para esta segunda-feira, a partir das 10h, no Salão de Convenções.
Durante a reunião, que este ano acontece em Lavras, serão realizadas conferências e mesas-redondas com a participação de pesquisadores e gestores do sistema de ciência e tecnologia municipal e estadual. Durante o evento, também serão oferecidos cerca cem minicursos. Os interessados devem se inscrever no evento através do site www.sbpcnet.org.br/lavras, e pagar uma taxa de R$ 15. Este valor dará direito ao inscrito optar por dois mini-cursos com carga horária de duas horas ou escolher por um de quatro, seis ou oito horas de duração.
Confira abaixo os outros eventos que contemplam a programação da Reunião Regional da SBPC
Durante o Ciufla acontecem, também, o XVIII Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq, o XIII Seminário de Avaliação do PIBIC/FAPEMIG e o V Seminário de Avaliação do Programa BIC Júnior. O público-alvo são alunos de graduação da Ufla, das instituições parceiras UFJF, UFSJ, Unifei, Unifal e UFV e estudantes do ensino médio do Programa BIC Júnior.
O objetivo principal do congresso é de promover a mobilização dos atores sociais da região, visando as ações para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, pretende-se realizar trocas de experiências interinstitucional e comunitária quanto aos projetos e programas de extensão desenvolvidos na região.
Este encontro será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, quando serão apresentadas questões relativas à Gestão Ambiental no Município e criação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Condemas), fatores fundamentais na efetivação de uma arborização urbana eficiente.
Em destaque as questões relativas à arborização e ao espaço urbano, integração entre árvores e rede de energia elétrica, qualidade da muda e qualidade do plantio, entraves na implantação da arborização municipal e produção comercial de mudas para a arborização urbana. Podem participar destes debates estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos de prefeituras municipais, profissionais autônomos, empresas e demais interessados em arborização urbana.
Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), o simpósio tem por finalidade a disseminação de conhecimentos na área de propriedade intelectual e promoção de debates acerca do tema entre a comunidade científica e a sociedade. O evento é direcionado para professores, alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, empreendedores e gestores em propriedade intelectual.