Ouvidoria da UFLA recebeu 54 manifestações num trimestre

 

Criada recentemente pelo Conselho Universitário (CUNI), a Ouvidoria é um órgão autônomo e independente com liberdade de ação que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da UFLA

 

“Havendo manifestações tais como, sugestão, denúncia, elogio ou questionamento, nós analisamos e, se entendermos que é o caso, abrimos um procedimento para tentar resolver o problema”, explica o ouvidor Geraldo Cirilo Ribeiro.

 

Considerando-se apenas o trimestre março, abril e maio, o recém-criado e, por isso mesmo, ainda pouco conhecido setor da UFLA já obteve 54 manifestações: 31 consultas, 11 reclamações, 09 denúncias, 02 sugestões e 01 elogio. “Todas elas foram respondidas pelos dirigentes responsáveis dentro do prazo estabelecido pelo Regimento Interno da Ouvidoria, documento também criado pelo CUNI”, comenta Cirilo.

 

O ouvidor comenta ainda que “se a manifestação envolve um ou vários servidores de um setor, o procedimento será dirigido ao chefe imediato. Se a autoridade em questão não responde ao questionamento dentro do prazo, passa-se o problema ao superior imediato conforme o organograma da instituição”.

 

Para ter a independência necessária à realização desse trabalho, o CUNI previu que o servidor que realiza essa função deve ser eleito pelo Conselho por dois anos (podendo ser reconduzido por igual período), precisa pertencer ao quadro permanente e ter pelo menos cinco anos de exercício efetivo na UFLA, ter curso superior e executar a função em tempo integral. Cirilo foi eleito pelo CUNI para um mandato até 2011. Atualmente, o servidor Adriano Higino Freire também está lotado no setor.

 

Serviço

 

Por meio do www.ouvidoria.ufla.br é possível ter acesso as legislações sobre licitações, contratos, convênios, concursos, plano de carreiras, período eleitoral, LDB e outras.

As manifestações podem vir de qualquer cidadão. A Ouvidoria, juntamente com o Centro de Informática da UFLA, está providenciando um sistema de gerenciamento das manifestações, sendo que, provisoriamente os contatos podem ser feitos pelo falecom@ouvidoria.ufla.br, pelo 3829-1085 por carta ou pessoalmente. A Ouvidoria fica no prédio da Reitoria, ao lado da Copese.

 

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