O atleta e professor do Departamento de Educação Física da UFLA, Raoni Machado venceu, pelo 2º ano consecutivo, o Multiathlon, realizado em Campinas-SP.
Para conquistar a vitória na 9ª edição do campeonato, Raoni precisou passar por 42 provas. O vencedor da competição é o atleta que consegue o maior número de pontos na classificação geral. “Para vencer, o segredo é ter um bom rendimento em todas as provas, não adianta ser excelente em algumas delas e ir muito mal em outras”, explica Raoni.
Ao todo, foram 23 horas de competição, das 9h do sábado, dia 23 até às 9h do domingo, dia 24/10, sendo que não há grandes pausas entre as provas. Raoni diz ter “facilidade nas modalidades relacionadas ao atletismo, já as de natação são as mais difíceis”.
O “professor-atleta” participa do Multiathlon desde a 5ª edição do campeonato. Já em sua primeira experiência, ficou em 3º lugar na classificação geral. “Treino há cinco anos constantemente (cerca de 1h30min por dia) e, no mês que antecedeu essa edição, intensifiquei os treinamentos para cerca de 6 horas/dia”.
Entre as 42 provas estão: ciclismo, corrida, natação, disparos, escalada, halterofilismo, arremessos, náutica, saltos, patinação de velocidade e esqueite.