Estudante é a 1ª aluna da Matemática a defender monografia

A estudante de Matemática Michele Luiza do Amaral foi a primeira aluna de um curso noturno da UFLA a defender a monografia de final de curso. As graduações, nesse turno, foram iniciadas em 2007.

Junto com Educação Física (Licenciatura) e Sistemas de Informação, as primeiras turmas de Matemática concluem o curso no final desse ano.

Ensinando matemática de outra forma

Orientada pelo prof. Marcelo Silva de Oliveira, do Departamento de Ciências Exatas e co-orientada pela profa. Verônica Yumi Kataoka, da Universidade Bandeirantes (Uniban, SP), o trabalho de Michele denominou-se “Sequências de ensino de Probabilidade Geométrica” e teve como banca as profas. Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa, também do DEX, e Verônica Yumi Kataoka.

De acordo com o prof. Marcelo, “esse estudo é parte de um trabalho mais amplo, desenvolvido inicialmente pela então pós-graduanda Verônica, durante seu Mestrado e Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária”.

Coordenados por Verônica, Michele e outros estudantes de Matemática iam às escolas públicas de Lavras e aplicavam dinâmicas de ensino de Estatística e Matemática em parceria com professores do ensino médio e fundamental da área. Aos sábados, também havia treinamentos com esses professores.

Basicamente, “elas aplicavam Estatística e Matemática por meio de dinâmicas e brincadeiras (denominadas sequências de ensino) e acabaram por provocar um envolvimento maior dos alunos em relação à Matemática”, explica Marcelo.

Verônica concluiu seus estudos e hoje trabalha como professora orientadora no mestrado em Educação Matemática da Uniban, dentro da mesma linha de pesquisa. Michele continuou o trabalho com a colaboração de colegas da licenciatura, tendo feito ainda Iniciação Científica nessa área.