Uma reflexão sobre a formação de professores é o que oferece a autobiografia lançada pela professora Tânia Regina de Souza Romero, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Ufla. Ela reuniu em um livro vários relatos de profissionais da educação que contaram suas trajetórias profissionais e os desafios que enfrentam na rotina escolar. O objetivo foi de analisar os modelos de formação e as estratégias institucionais e individuais a que estão submetidos os professores de línguas.
Com o título “Autobiografias na (re)construção de identidades de professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo”, o livro possui 16 autobriografias. Oito especialistas analisam as histórias, de maneira crítica e acadêmica. De acordo com Tânia, o profissional da educação é o único a possuir um longo período de observação pois, desde a infância, o professor faz parte da vida de qualquer pessoa. “Neste percurso, os professores se deparam com valores e direcionamentos profissionais que fazem a diferença em sua formação”.
O livro mostra, por exemplo, a vida de uma professora que foi moradora de rua e hoje dá aulas de inglês e possui curso de especialização na Inglaterra. Relatos, também, de pessoas que se lembram da infância difícil no Pará, onde precisavam pegar um barco e remar uma longa distância para chegar à escola. São histórias de superação e determinação que vão levar os leitores à reflexão sobre o papel do professor na sociedade.
O lançamento oficial aconteceu em São Paulo durante o Congresso Internacional de Pesquisa de Autobiografia. Mais de mil pessoas prestigiaram o evento. O livro foi publicado pela Editora Pontes.