Colação de grau: o fim de uma importante etapa

Passamos por momentos bons aqui e tenho certeza de que momentos ainda melhores virão no futuro. Hoje, não desejo “boa sorte”, pois para mim, “sorte” é algo muito incerto do qual não devemos depender. Hoje, eu desejo a cada um de nós formandos “Muito sucesso”! A frase da médica veterinária, Carolina Fontes Prezotto, dita durante seu discurso de oradora na última colação de grau de janeiro parece resumir o significado daquele momento.

Na sexta-feira, dia 28, jovens de várias partes do país participaram do encerramento de uma das fases mais importantes de suas vidas. E como não poderia deixar de ser, foram prestigiados por familiares e amigos. Por isso mesmo, as formaturas talvez sejam as solenidades mais emocionantes da UFLA: gritos de alegria, choro emocionado, sorrisos, abraços, faixas, confete e muitas outras manifestações de carinho e apoio.

Dirigidas pelo reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, as colações também contaram com a presença do pró-reitor adjunto de Graduação, prof. Luiz Antônio Augusto Gomes, do chefe de gabinete Élberis Pereira Botrel, além de vários outros servidores da universidade e autoridades de Lavras.

Chamados um a um, todos os formandos foram convidados a buscar seu certificado de conclusão de curso, entregues pelo reitor, pelo chefe de gabinete e pelos paraninfos, certamente o momento mais comemorado pelos familiares e amigos presentes.

1ª Colação

Na primeira sessão, realizada às 13h, colaram grau os formandos de Agronomia e Engenharia Agrícola, que tiveram como paraninfos os profs. Geraldo Andrade Carvalho e Jacinto de Assunção Carvalho, respectivamente. Para a realização do juramento, Clarissa Gontijo Loura representou os formandos e a engenheira agrônoma Lígia Alcalde de Sá foi a oradora das turmas.

2ª Colação

No mesmo dia, às 17h, foi a vez dos formandos de Ciências Biológicas, Química e Educação Física, que escolheram como paraninfos o prof. Magno Antônio Patto Ramalho (Biologia), Fernando Roberto de Oliveira (Educação Física) e Jonas Leal Neto (Química). Na sessão, o juramento foi realizado por Gislaine Aparecida e o orador foi o bacharel em Ciências Biológicas Marcelo Henrique Gomes Souto.

3ª colação

Na última colação, realizada às 20h, formaram-se os concluintes dos cursos de Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, que foram paraninfados pelos profs. José Aldo Alves Pereira, Christian Hirsh e Tarcísio de Moraes Gonçalves, respectivamente. Já a juramentista das turmas foi Letícia Makiyama.

Todas as sessões contaram com a presença dos técnicos administrativos homenageados, de coordenadores de curso, membros do Conselho Universitário e autoridades.

Além disso, os melhores alunos de cada curso foram agraciados com a medalha da universidade e com o certificado de mérito acadêmico. Houve, ainda, a entrega de prêmios de empresas parceiras da UFLA a alunos que se destacaram durante a graduação em seus respectivos cursos.