Por Cibele Aguiar
Nessa segunda feira (23), a UFLA recebeu a visita do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), professor Luiz Cláudio Costa, que discorreu sobre as perspectivas da Educação no Brasil e sobre a consolidação do Consórcio de Universidades Federais do Sul e Sudeste de Minas.
A solenidade de abertura do I Fórum de Integração Universitária, no Salão de Convenções da UFLA, também foi marcada pela presença dos reitores das sete universidades que discutem a proposta de criação do Consórcio (UFLA, UNIFAL, UFOP, UNIFEI, UFSJ, UFJF e UFV). Participaram da cerimônia representações políticas, pró-reitores, diretores, professores, chefes de departamentos, técnicos administrativos, representantes dos diretórios centrais de estudantes e estudantes de graduação e de pós-graduação.
Na solenidade, o secretário, professor Luiz Cláudio, anunciou a liberação de recursos da ordem de 20 milhões pelo MEC, para o início das ações de integração entre as universidades. Recursos adicionais serão destinados à reforma e início das atividades. “Deslocamos o eixo da competição para a cooperação”, salientou, reforçando a manutenção da autonomia de cada instituição consorciada, potencializando as ações conjuntas visando à maior eficiência. Também foi anunciada a aprovação pelo MEC da instalação de um Centro de Pesquisa Avançada em áreas consideradas estratégicas para o País, como bioenergia e nanotecnologia, em área federal pertencente à União, no município de Caxambu. “Este é um passo estratégico e histórico do ensino superior deste país”, destaca o secretário.
O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, fez um resgate das ações do Consórcio desde julho de 2010, quando teve início o debate sobre a interação entre as sete Universidades. Em sua visão, “o Consórcio deverá intensificar naturalmente as parcerias entre as universidades, com base nas ações propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional integrado para o período 2011-2015. Entre as ações prioritárias, destacam-se a mobilidade estudantil, o projeto denominado corredor cultural e o início das atividades de implantação do Centro de Pesquisa Avançada”.
O reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), professor Paulo Márcio de Faria e Silva, apresentou o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio, que foi previamente construído pelas comissões temáticas compostas por pró-reitores, diretores e representantes das sete universidades, sendo discutido pelas comunidades acadêmicas nos últimos seis meses, que apresentaram várias contribuições à formatação final. A versão final foi distribuída nessa reunião e segue agora para aprovação pelos Conselhos Universitários até o final do mês de junho.
Acompanhe a reportagem da TV Universitária sobre a abertura do I Fórum de Integração Universitária, com o depoimento dos reitores e do secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa.
[youtube]YR5fWvrDN80[/youtube]
Imagens: Jésus Rafael
Reportagem: Kellen Assis
Edição: Sérgio Augusto