De 13 a 15 de julho, a Universidade Federal de Lavras sediará a III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e o III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. A abertura oficial dos eventos acontecerá no dia 13, quarta-feira, às 19h, no Salão de Convenções da UFLA, e as atividades programadas para os três dias acontecerão nas Naves I e II da Universidade. No dia 15, sexta-feira, a UFLA sediará o “Encontro de Piscicultores”, a partir de 9h, no anfiteatro da Biblioteca.
O acontecimento simultâneo da Conferência Latino-Americana, realizada pela primeira vez no Brasil, e do Congresso Brasileiro, pela primeira vez em Minas Gerais, reunirá técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes envolvidos no setor, visando apresentar novas tendências de pesquisa e programas nacionais e latino-americanos que atualmente vêm sendo elaborados.
O evento contará com a presença do coordenador de Sanidade Pesqueira – do Ministério de Pesca e Aquicultura, Henrique César Pereira Figueiredo, que estará representando o ministro de Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira. Na programação, destaca-se também a participação da coordenadora do “Projeto em Rede Aquabrasil”, Emiko Kawakami de Resende, pesquisadora da Embrapa Pantanal que ministrará a palestra Magna; da presidente da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), professora Débora Machado Fracalossi, que proferirá palestra sobre Nutrição de Jundiá e Dourado; e dos demais palestrantes pesquisadores do Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina.
Para o presidente da Comissão organizadora da III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luis David Solis Murgas, a inter-relação de pesquisadores de toda a América Latina será de extrema importância para alavancar os estudos na área. “O crescimento elevado da busca por uma alimentação saudável tem forçado o mercado a produzir cada vez mais peixes, com mais qualidade. Ao sediar estes eventos, de importância fundamental para o crescimento do país, a UFLA cumpre seu papel na área de Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirmou Murgas.
O III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos tem como presidente da comissão organizadora a professora Priscila Vieira e Rosa, do Departamento de Zootecnia (DZO-UFLA).
Encontro de piscicultores
O I Encontro de Piscicultores será realizado no dia 15 de julho, sexta-feira, no anfiteatro da Biblioteca da UFLA, a partir de 8h30. Na programação, palestras e mesas redondas, com foco no debate com produtores da região sobre a regulamentação da produção de peixes, oportunidades e desafios da área.
Ainda segundo o pró-reitor de pesquisa, professor Murgas, que também coordena este evento, o encontro será uma oportunidade para a UFLA apresentar à comunidade regional os resultados de pesquisas realizadas na área.
Aquicultura na UFLA
A aquicultura é o setor de produção de alimentos que mais cresce no mundo, no Brasil atualmente o setor cresce 22% ao ano. Pensando no futuro, no ano 2000 a UFLA criou o Núcleo de Estudos em Aquicultura (NAQUA), com o objetivo de fomentar o ensino, pesquisa e extensão na área. A Universidade atua nas áreas de nutrição, sanidade, fisiologia, conservação da biodiversidade, genética e reprodução de peixes nativos.
Atualmente a UFLA oferece disciplinas relacionadas à Aquicultura nos cursos de graduação em Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Na pós-graduação, a UFLA conta com cinco programas que apresentam linhas de pesquisa sobre a temática: Zootecnia, Ciências Veterinárias, Microbiologia, Ciência dos Alimentos e Ecologia Aplicada. Na pós-graduação latu senso, a UFLA oferece o curso de Piscicultura, que reúne 60 estudantes de todas as regiões do país anualmente.
Inscrições:
As inscrições para a III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e para o III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos serão divididas por categoria, com diferentes taxas a pagar. Confira as formas de inscrição, prazos e investimentos na página: Naqua
Já as inscrições para o “Encontro de Piscicultores”, que acontece apenas no 15/07, sexta-feira, serão gratuitas para piscicultores da região e poderão ser realizadas no local do evento.
Programação
Veja a programação completa da Conferência Latino-Americana, Congresso Brasileiro e Encontro de Piscicultores, na página: Naqua