Os congressos de Iniciação Científica (XXIV CIUFLA), de Extensão (VI CONEX) e de Pós-Graduação (XX Congresso da APG) foram encerrados na tarde dessa sexta-feira (16), no Centro de Convenções da UFLA. Na cerimônia foram divulgados os trabalhos indicados e vencedores nos três encontros.
O pró-reitor de Pesquisa, professor Luis David Solis Murgas, apresentou os resultados do CIUFLA e do CONEX, e parabenizou os alunos participantes. “O CIUFLA atendeu todas as expectativas, isso foi demonstrado pela qualidade dos trabalhos apresentados, tanto do BIC Júnior quanto das modalidades de Iniciação Científica da graduação. No CONEX também houve muita dificuldade na escolha, devido à alta qualidade dos trabalhos”, ressaltou.
A qualidade dos trabalhos refletiu em um grande número destes alcançando a pontuação máxima nos quesitos avaliados pelo CIUFLA. Por isso, foram indicados cinco do programa BIC Júnior e 10 trabalhos da graduação.
O trabalho “Trânsito em Lavras: uma análise das obras de melhorias nas principais vias centrais da cidade” foi o vencedor da modalidade BIC Júnior. Os bolsistas Vitória Grazielle Fátima Corrêa, Jéssica Barbosa, Fábio Júnior Miranda, Yara Santos Lares e Ana Flávia Eloi (esta última, estudante de Administração Pública da UFLA e bolsista PIBIC-CNPq), orientados pelo professor do Departamento de Administração e Economia Elias Rodrigues de Oliveira, são os autores.
Dentre os dez indicados da iniciação científica na graduação, o vencedor foi “Análise in silico dos receptores Toll-like de aves”. O trabalho foi elaborado por Thiago Pasqua Narciso (7º módulo de Medicina Veterinária), Bruno Antunes Soares (mestrando em Ciências Veterinárias), Fernanda de Oliveira Barbosa (7º módulo de Medicina Veterinária), professora Ana Paula Peconick (orientadora), professora Priscilla Rochele Barrios e professora Joziana Muniz de Paiva Barçante (todos professores do Departamento de Medicina Veterinária).
O CONEX selecionou cinco trabalhos, dentre os quais o vencedor foi “Dinâmica de campo através do emprego de estações como forma de divulgação técnica em dia-de-campo de fruticultura”. Maraisa Helen Tadeu, Cynthia Natally de Assis, Paula Nogueira Curi, Pedro Henrique Abreu Moura, Leonardo Silva Patto, orientados pelo professor do Departamento de Agronomia, Rafael Pio, elaboraram o trabalho.
Premiados da Pós-Graduação
Antes do anúncio dos vencedores no Congresso de Pós-Graduação, o coordenador geral da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, Diogo Francisco Rossoni, explicou que os trabalhos foram divididos em cinco áreas.
A área 1 incluiu os trabalhos das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O trabalho “Distribuição de probabilidades aplicadas a séries históricas de vazão do Rio Brumado”, do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, foi escolhido vencedor. Os autores são Maurício Cezar Resende Leite Junior e os professores do Departamento de Engenharia Carlos Rogério de Mello, Antônio Marciano da Silva e Manoel Alves de Faria.
A área 2 coube aos trabalhos em Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. O trabalho “Eduardo, Mônica e a estratégia viral da Vivo” (Administração) foi eleito vencedor. Eduardo Cesar Silva e Angélica Silva Azevedo, orientados pelo professor Ricardo de Souza Sette, são os autores.
Na área 3 foram avaliados os trabalhos em Ciências Biológicas. O trabalho “Viabilidade polínica em plantas de Brachiaria Ruziziensis tetraploidizadas artificialmente” (Genética) sagrou-se vencedor. Ana Luiza de Oliveira Timbó, Roselaine Cristina Pereira e Fausto Souza Sobrinho, coordenados pela professora Lisete Chamma Davide (Departamento de Biologia) elaboraram o trabalho.
As áreas 4 e 5 foram destinadas às Ciências Agrárias. O trabalho “Uso de redes neurais artificiais na predição volumétrica de povoamentos de Pinus SP” (Engenharia Florestal), foi o escolhido na área 4. A pesquisa foi desenvolvida por Pedro Resende Silva e pelos professores Lucas Rezende Gomide, Natalino Calegário e Fausto Weimar Acerbi Júnior, do Departamento de Ciências Florestais.
Na área 5, o prêmio de vencedor ficou com o trabalho “Processamento de iogurte com polpa de vinagreira (Hibiscus Sabdariffa L.)”, do programa de pós-graduação em Ciência dos Alimentos. Os autores do trabalho são Agnaldo Teodoro de Miranda, Márcio Fernandes e Ana Paula Fernandes.