Palestra internacional abre debate sobre novas tecnologias no ensino de Física e Matemática

Cibele Aguiar

Com o objetivo de apresentar e discutir as tendências e perspectivas de utilização de novas tecnologias digitais no ensino, será realizado dia 7 de outubro, no auditório do Departamento de Ciências Exatas da UFLA, o Simpósio Tendências em Tecnologias Educacionais para o Ensino de Física e Matemática. O evento será uma extensão do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud), que será realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, de 3 a 5 de outubro, com a participação da UFLA.  

Segundo o professor Ulisses Azevedo Leitão, um dos organizadores do evento, o simpósio permitirá um debate sobre as inovações tecnológicas no ensino de Física e Matemática, em especial sobre o impacto do uso de laboratórios virtuais e ambientes de simulação computacional no ensino de Física e Matemática.

O Simpósio contará com a presença do professor da Universidade do Colorado (EUA) Noah Podolefski (Projeto Physics Educational Technology), referência no desenvolvimento de softwares educacionais interativos gratuitos. O evento terá ainda a presença dos pesquisadores brasileiros: professora Eliane Veit (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que atua na área de modelagem computacional aplicada ao ensino de Física, e professor Nelson Studart (Universidade Federal de São Carlos), coordenador do Portal PION de Divulgação e Ensino de Física da Sociedade Brasileira da Física (SBF).

O Simpósio terá também a apresentação de trabalhos em desenvolvimento na Universidade, realizado por estudantes e professores, com o relato de uso educacional de novas tecnologias que incorporam a demonstração de animações, vídeos, jogos e design instrucional no ensino de Física e Matemática.

Outras informações pelo site:  http://lite.dex.ufla.br/tendencias2011, pelo telefone da Secretaria do Departamento de Ciências Exatas – Tel.: (35) 3829-1961, ou ainda pelo e-mail tendencias2011@dex.ufla.br.