Cibele Aguiar
Com o intuito de congregar profissionais, estudantes, pesquisadores e produtores ligados à produção de gado de corte, será realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 20 a 22 de outubro, a sétima edição do Simpec – VII Simpósio de Pecuária de Corte e II Simpósio Internacional de Pecuária de Corte, promovido pelo Departamento de Zootecnia e organizado pelo Núcleo de Estudo em Pecuária de Corte (Nepec).
Acompanhando as tendências do mercado, a academia e o setor produtivo mobilizam-se para debater os processos de produção e as estratégias para a manutenção das exportações e conquistas de novos mercados. A melhoria do sistema produtivo e os investimentos em tecnologia para a padronização e qualidade da carne serão temas de destaque da programação, que contará com palestrantes de renomadas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Neste segundo ano de internacionalização do Simpec haverá a participação de pesquisadores da Argentina e Estados Unidos, que abordarão temas que estão na fronteira do conhecimento científico.
A pecuária de corte é uma das atividades mais importantes do agronegócio brasileiro, gerando em torno de 8,5 milhões de empregos diretos e indiretos, além de representar cerca de 7% do Produto Interno Bruto do país. Segundo dados do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, o Brasil exporta em torno de dois milhões de toneladas, o que representa 26% das exportações mundiais de carne.
O VI Simpec e I Simpósio Internacional de Pecuária de Corte, realizado em 2009, reuniu cerca de 400 participantes, recorde registrado desde a criação do evento, em 2001.
Veja a programação completa e outras informações no site