Cibele Aguiar
De 16 a 22 de outubro, uma comitiva da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA – em inglês) visita o Brasil para uma viagem de exploração e degustação de cafés de qualidade superior. Na terça-feira (18), a programação contou com uma visita à Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde foram recebidos pelos professores Flávio Meira Borém (Departamento de Engenharia) e Rosemary Gualberto Pereira (Departamento de Ciência dos Alimentos).
A comitiva reúne oito profissionais ligados ao café, entre importadores, industriais e especialistas de quatro países: Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e El Salvador. Entre os visitantes, a diretora da SCAA, Tracy Ging. O roteiro no Brasil teve início em São Paulo, no domingo (16), seguido por Varginha, Três Pontas, Lavras, Carmo de Minas, Monte Belo, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama.
Na UFLA, a comitiva visitou as instalações do Laboratório de Biotecnologia; o Laboratório Geosolos (Epamig), o Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepecafé/UFLA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café).
No Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, eles tiveram a oportunidade de conhecer as linhas prioritárias de pesquisa e ainda desfrutar de uma mesa de prova com cafés selecionados pelo professor Borém, que ressaltou a diversidade de sabores e aromas em função do genótipo, ambiente e processamento. Durante a degustação, a comitiva recebeu as boas-vindas do reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, que também é professor de cafeicultura da Universidade.