A popularização da ciência é o principal objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Por isso, a programação na Universidade Federal de Lavras (UFLA) contempla palestras, exposições e feira científica abertas à comunidade, bem como visitação agendada aos seus laboratórios. As atividades do evento começaram no dia 17 e prosseguem até o dia 23.
Parte dessa programação é uma série de palestras sobre o tema da Semana, “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. Sete escolas estaduais de Lavras trazem seus alunos para participar das palestras. “Através das palestras, ocorre a difusão das tecnologias desenvolvidas dentro da universidade”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luís David Solis Murgas. “Esperamos que esses alunos sejam transmissores, levando essas informações para suas famílias e escolas, multiplicando o conhecimento”, completou. As palestras de sexta-feira (21) ocorrem pela manhã no Anfiteatro do Departamento de Agricultura.
Durante a Semana, também pode-se agendar uma visita a qualquer laboratório da UFLA. “Independentemente da programação da Semana, é só entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, que encaminhará a solicitação ao departamento ou professor responsável pelo laboratório”, explica o professor Murgas.
O Museu de História Natural permanece aberto até domingo (23) com exposições sobre processos químicos e físicos envolvendo o gás carbônico. A exposição pode ser vista das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Feira
A programação da Semana de Ciência e Tecnologia encerra-se com uma feira científica na Praça Dr. Augusto Silva, nos dias 22 e 23. Ficará aberta à visitação das 9 às 17 horas, com diversas demonstrações experimentais sobre tratamento de resíduos, aquecimento terrestre, nutrição e alimentos, relativos ao tema central do evento.
A programação completa da Semana pode ser vista no site.