Cibele Aguiar
O tema “Animais peçonhentos: toxinas e envenenamento” foi selecionado para o fechamento do Ciclo de Palestras do Museu de História Natural (MHN), nesta terça-feira (8), às 17h30, na sala de audiovisual do MHN – Câmpus Histórico. A palestra será proferida pela professora do departamento de Química Silvana Marcussi. O Ciclo de Palestras é uma iniciativa do grupo UFLA Ciência.
A falta de um sistema eficiente de notificação dos casos de envenenamento leva a um desconhecimento do número de acidentes que ocorrem com animais peçonhentos no país. Acidentes com serpentes podem resultar na amputação do membro atingido ou em morte da vítima. Destacam-se também acidentes fatais com abelhas e escorpiões, animais que podem ser encontrados com frequência em ambientes urbanos.
Estudos na área de toxinologia têm resultado em informações morfológicas e comportamentais desses animais, assim como no conhecimento das moléculas que compõem as diferentes peçonhas. Essas moléculas biologicamente ativas despertam o interesse de cientistas devido a seu potencial para a elaboração de fármacos aplicáveis no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson, trombose, hipertensão e câncer.