Cibele Aguiar
Na sexta-feira (18), representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Autónoma do Estado do México (UAEM) e Fundação João Pinheiro estiveram reunidos no Salão dos Conselhos (Reitoria), para a assinatura de um protocolo de intenções para projetos de cooperação na área da Administração Pública. Com o protocolo, a UFLA junta-se a outras 15 instituições do México, Estados Unidos, Argentina e Brasil, que integram a Rede Internacional de Investigadores em Administração – Gestão, Sustentabilidade e Políticas Públicas em Governos Locais.
De acordo com o professor José Roberto Pereira, do Departamento de Administração e Economia (DAE), um dos coordenadores do Mestrado Profissional em Administração Pública, a efetivação dessa parceria deverá fortalecer o Programa, com a possibilidade do desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, mobilidade estudantil e docente, realização conjunta de eventos, participação em defesas de teses e dissertações e publicações. A articulação na rede internacional também será uma oportunidade para o Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs), vinculado ao DAE.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Mozar José de Brito ressaltou ainda que a parceria insere a UFLA como uma das instituições fundadoras da Academia Internacional de Ciências Políticas, Administrativas e Estudos do Futuro, cuja criação está sendo articulada pela UAEM e pelas instituições que compõem a Rede Internacional de Investigação.
De acordo com o professor e pesquisador da UAEM, Roberto Moreno Espinosa, coordenador da rede internacional, a parceria com a UFLA traz grandes expectativas. Com a cooperação, ele acredita em uma maior participação de estudantes e professores da UFLA nos congressos internacionais, que são organizados pela Rede desde 2010. O primeiro congresso foi no Centro Universitário Amacameca, um dos 15 campus da UAEM; o 2º evento foi em Puebla (México), e, em 2012, o 3ª congresso será em Hermosillo Sonora (México); e o 4ª evento será no Brasil, na Fundação João Pinheiro, em 2013.