Crescimento da produção científica consagra UFLA em premiação da Editora Elsevier/Capes

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi uma das nove instituições selecionadas para o Prêmio SciVal Brasil, lançado pela Editora Elsevier com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como reconhecimento a instituições que mais contribuem para o desenvolvimento do país. O crescimento da produção científica no período de 2006 a 2010 foi o indicador que consagrou a UFLA dentre as instituições que se destacaram pela representatividade no cenário nacional e internacional.  A cerimônia de entrega será realizada no dia 7 de dezembro, às 19 horas, em Brasília.

Em sua primeira edição no Brasil, a premiação homenageia instituições de ensino e pesquisa que, juntas, produziram mais de 73 mil trabalhos científicos. As vencedoras foram selecionadas com base em seis indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de gestão de produção científica SciVal, da Elsevier, como número de artigos científicos publicados em revistas indexadas, colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento.

O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, comemora mais essa conquista. “A premiação é mais um reconhecimento à contribuição da UFLA como instituição de ensino e pesquisa, entre todas as que oferecem pós-graduação no Brasil, destacada com o maior crescimento da produção científica”, enaltece.

Para o pró-reitor de Pesquisa, professor Luis David Solis Murgas, a premiação é resultado de uma melhor estruturação das pesquisas realizadas na UFLA, que reflete no crescimento quantitativo e qualitativo das publicações, com maior inserção em periódicos de impacto internacional. O pró-reitor de Pós-graduação, professor Mozar José de Britto, ressalta: “O Prêmio SciVal Brasil deve ser compartilhado com a comunidade científica da UFLA, que não mediu esforços para se destacar nacional e internacionalmente”.   

Veja instituições premiadas

Produção Científica

De acordo com dados publicados pela Capes, o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. Entre 2007 e 2008, a produção científica brasileira aumentou 56%. O número de artigos científicos publicados no Brasil, em 2008, foi de 30.451, em comparação com os 19.436 publicados no ano anterior. Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Inglaterra são os cinco primeiros colocados no ranking da produção científica, seguidos de França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coreia do Sul. A expectativa da Capes é alcançar a 9ª ou a 10ª posição nos próximos anos.

O Prêmio SciVal Brasil faz referência ao portfólio de ferramentas web da Elsevier para a gestão da produção científica denominado SciVal®, que apoia a tomada de decisão institucional, para estabelecer, executar e avaliar estratégias de pesquisa. Visite http://www.info.scival.com

A Elsevier é uma das mais antigas editoras do mundo, líder global em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia. Com sede em Amsterdam, na Holanda, a editora possui mais de 7.000 funcionários em 77 escritórios em 24 países, atendendo a uma comunidade de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde em todo o mundo. Visite www.americalatina.elsevier.com