As sete empresas juniores da UFLA já se apoiam e realizam iniciativas mútuas há vários anos, mas, para concretizar e incentivar ainda mais a cooperação, será lançado o Núcleo de Empresas Juniores da UFLA (Nejufla). A cerimônia de lançamento será no dia 9, às 17h30, no Salão de Convenções da universidade.
As empresas juniores são criadas e geridas por estudantes de instituição de ensino superior ou técnico, com o objetivo de promover experiência de mercado aos graduandos ou estudantes de cursos técnicos. Como não têm fins lucrativos, as empresas juniores oferecem serviços com custo competitivo e contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo e economia da região onde estão inseridas.
Veja abaixo a reportagem sobre as empresas juniores da universidade, publicada na edição 94 do Jornal da UFLA:
Empresas Juniores: adquirindo experiência de mercado na graduação
Empreendedorismo, motivação e profissionalismo: qualidades necessárias e requisitadas em empresas privadas são encontradas nas empresas juniores (EJ) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As EJ prestam serviços e criam produtos em áreas específicas, como as firmas comuns. Mas, diferente dessas, as juniores são constituídas por estudantes de graduação (sob orientação de um professor coordenador) e não possuem fins lucrativos.
A história das EJ na UFLA começa em 1999, com a criação da Comp Jr, vinculada ao curso de Ciências da Computação. Outras seis foram concebidas desde então (veja relação abaixo) e o sucesso delas é visível de diversas maneiras: desde o aumento de seus clientes e magnitude dos projetos à realização de eventos. Como exemplos recentes, a Terra Júnior organizou o I Simpósio do Agronegócio Brasileiro em setembro, na universidade, e Lavras sediará a edição do Prêmio Fejemg 2011 com a organização da UFLA Júnior.
Cada uma delas possui estrutura interna e processos seletivos específicos, mas o objetivo geral é compartilhado: trata-se de um aprendizado para os estudantes participantes, um verdadeiro laboratório sobre o mercado e consciência social. “O envolvimento com a EJ traz experiência de mercado de trabalho, conta na qualificação do curso e permite uma atuação diferenciada como diretoria”, conta Naiara Laila Carvalho, da Comp Júnior.
Mas não é somente o estudante que se beneficia com as EJ. O cliente também encontra pelo menos duas vantagens: a primeira é que “sai mais barato, porque não há fins lucrativos. Adquirir experiência é o foco principal”, garante Caio César Santos de Resende, diretor de marketing da Comp Júnior. Já a segunda vantagem está no emprego de conhecimentos atualizados oriundos das instituições de ensino e pesquisa nos projetos. “As EJ são, certamente, agentes de inovação, empreendedorismo, agregador de conhecimento”, conclui Luiz Paulo Valim, coordenador do Núcleo de Empresas Juniores (NEJUFLA) e diretor-presidente da UFLA Júnior.
NEJUFLA
Para que as empresas se fortaleçam em conjunto, os membros das EJ estão consolidando o NEJUFLA. No momento, estão sendo elaborados o regimento e a estrutura, embora esse núcleo já exista informalmente há cerca de quatro anos. “Favorece a troca de conhecimentos e a realização mútua de trabalhos”, expõe Caio César Resende.
A estrutura deve contar com diretorias de Desenvolvimento, Comunicação, Administrativa e Financeira, e um Conselho formado por representantes de cada empresa Jr. “No entanto, a intenção é de agregar todos os membros das EJ no Núcleo. As EJ estão sendo reconhecidas pela administração da UFLA e pelos cursos, e o NEJUFLA tende a fortalecer isso, diz Luiz Paulo Valim.
A criação de empresas juniores passa diretamente pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio de um registro. Incentivador do desenvolvimento das EJ, o pró-reitor da pasta, professor Magno Antonio Patto Ramalho, fala sobre a importância das EJ para a UFLA: “As empresas juniores têm como objetivo desenvolver no estudante o espírito de empreendedorismo, ou seja, estamos capacitando futuros empresários brasileiros através delas. E os professores envolvidos também se beneficiam, porque têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento que possuem. Outro objetivo é a interação da universidade com empresas de diferentes áreas de conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional. Essas empresas possibilitam mais formas de interação da UFLA com o setor produtivo.”
Empresas Juniores da UFLA
Biológica Júnior
http://www.dbi.ufla.br/biologicajr/
Composta por estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária. Realiza projetos de educação ambiental, estudos e relatórios de impacto ambiental, diagnóstico, monitoramento e acompanhamento ambiental, gerenciando processos de licenciamento. Também presta serviços em gestão ambiental.
Comp Júnior
Atua no mercado de tecnologia prestando serviços relacionados à Tecnologia da Informação e educação a distância. Formada por alunos de Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação.
Consea Júnior
Formada por graduandos em Engenharia de Alimentos, presta consultoria em projetos de alimentos e adequação de espaços relativos (indústrias, cozinhas etc).
Enagri Júnior
http://www.deg.ufla.br/web/enagri/
Formada por alunos de Engenharia Agrícola, realiza projetos, cursos e consultorias envolvendo topografia e agrimensura, construção e instalações rurais, irrigação e drenagem e mecanização agrícola.
Pró-Química Júnior
http://www.proquimicajr.com.br
Empresa de projetos e consultoria na área de análises químicas formada exclusivamente por alunos de Química.
Terra Júnior
Oferece consultoria administrativa e agrícola, mas também promove cursos e eventos. É formada por alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Veterinária e Zootecnia.
Ufla Júnior
Fundada em 2000, a UFLA Júnior Consultoria Administrativa presta consultoria empresarial. É composta por alunos do curso de Administração.