O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) assinou nessa terça-feira (6) Carta de Intenções com o Programa de Iniciativas Internacionais em Ciência e Tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (Programa Misti), dos Estados Unidos. O objetivo é cofinanciar a promoção de workshops e visitas de curta duração entre grupos de pesquisadores do Brasil e do MIT.
Participaram da assertiva o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, que assinou o documento pelo lado brasileiro, o representante do Misti, Ben Schneider, que assinou a Carta pelo lado norte-americano, além do diretor de Cooperação Institucional, Manoel Barral Netto, e o coordenador-geral de Cooperação Internacional, Marcio Ramos, ambos do CNPq.
A parceria integra os esforços do Programa Ciência sem Fronteiras, que concederá 75 mil bolsas até 2014, para que brasileiros estudem nas melhores universidades do mundo, além de atrair jovens talentos e pesquisadores de excelência de outros países para o Brasil.
Nas chamadas conjuntas, cada parceiro financia a participação de seus próprios pesquisadores. O Misti cobrirá as despesas de viagem e workshops no MIT e o CNPq financiará bolsas de pós-graduação e as despesas de viagem dos pesquisadores brasileiros, além dos custos de workshops no Brasil. As primeiras seleções estão previstas para ocorrer ainda este ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq