Cibele Aguiar
De 7 a 12 de janeiro, os candidatos a vagas na educação superior para o primeiro semestre de 2012 deverão fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e optar pelo curso e instituição pública de ensino participante do sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Podem concorrer estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido pelo menos nota mínima na redação. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro de 2012. Consulte o site http://sisu.mec.gov.br/sisu
No momento da inscrição, devem ser levadas em consideração a qualidade do ensino e a infraestrutura da instituição, o que pode ser verificado por meio de indicadores divulgados pelo MEC. Na última divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a maior pontuação no IGC Contínuo entre todas as universidades de Minas Gerais e a segunda colocação entre 218 universidades do Brasil, públicas e privadas, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Para a composição desse conceito, as avaliações individuais de cada curso são extremamente importantes. Isso porque o julgamento é baseado na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Para entender cada etapa do Sisu, a Diretoria de Processos Seletivos (DPS/UFLA) elaborou um passo-a-passo para orientar a escolha dos candidatos.
Veja como proceder para increver-se no Sisu e ser um calouro da UFLA