A UFLA vai implantar núcleos do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, em 2012. A iniciativa irá beneficiar estudantes universitários e crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais a partir da consolidação de dois núcleos do programa voltados para estes públicos específicos.
O projeto aprovado, enviado ao Ministério do Esporte, decorreu de uma parceria entre a Associação Acadêmica de Esportes (Leufla) e o Departamento de Educação Física (DEF). De acordo com o coordenador geral do Programa Segundo Tempo na UFLA, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, a expectativa é que as atividades tenham início até o final de março. No momento, aguarda-se o envio do recurso do programa pelo Ministério à universidade.
Através do Núcleo de Desporto Universitário, 300 atletas da comunidade acadêmica serão beneficiados com a prática esportiva coordenada por bolsistas e materiais fornecidos pelo Segundo Tempo. O núcleo é coordenado pelo professor Fernando Roberto de Oliveira.
Já o Núcleo de Esportes para Pessoas com Deficiência tem como público-alvo, prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais, na faixa etária entre 6 e 24 anos. Primeiramente, os estudantes da APAE serão atendidos, mas as entidades devem se expandir conforme a realização do programa. Neste núcleo, coordenado pelo professor Marcelo de Castro Teixeira, serão 100 beneficiados.