Cibele Aguiar
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Academia do Café realizam no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café – Cepecafé/UFLA, até terça-feira (7), o programa de treinamento e certificação internacional de profissionais classificadores e degustadores de café, chamado Q Grader. Na sexta-feira (3), o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, deu as boas-vindas aos participantes da primeira turma Q-Grader em treinamento na Universidade.
Com a coordenação da professora Rosemary Gualberto Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café recebe o professor licenciado pelo Coffee Quality Institute, Marty Curtis, que ministra há mais de 20 anos cursos de Cupping da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) e Q Graders em mais de 10 países. Além de Marty, o treinamento conta com os instrutores assistentes: Bruno Souza (tradução), Thiago Dias, José Marcos Mendonça e Alfredo Rodriguez, todos Q Graders certificados.
Em seu pronunciamento, o reitor ressaltou a importância de sediar um treinamento de nível internacional, o que reforça a excelência da Universidade quando o assunto é qualidade do café. Ele citou a estrutura do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café (Cepecafé/UFLA), que conta com o envolvimento de diversos professores especializados e estudantes de graduação e pós-graduação.
A certificação
Com base na metodologia da SCAA, o treinamento e a certificação conferem ao degustador certificado a chancela e a credibilidade para avaliar cafés de diferentes origens produtoras. Apesar de ser líder em produção e o segundo país no ranking mundial de consumo de café, o Brasil tem apenas 52 profissionais certificados como Q Grader, enquanto há mais de mil certificados em todo o mundo.
Com alta demanda, já estão programadas mais três edições ao longo de 2012, com 18 vagas por turma. A próxima turma está prevista para o final de março.