Nesta segunda-feira (27), às 10 horas, haverá a solenidade de recepção da delegação de professores da Université Libre des Pays des Grands Lacs (ULPGL), de Goma – República Democrática do Congo. A solenidade marcará a abertura do 2º Seminário de Capacitação em Agroecologia, Extensão Universitária e Agricultura Familiar, como uma das ações do projeto Vozes da África, que inclui um acordo de cooperação entre a UFLA, a ULPGL e a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, que tem como coordenador o professor do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) Gilmar Tavares.
A delegação ficará no Brasil no período de 27 de fevereiro a 9 de março. Essa é a segunda de cinco missões à UFLA previstas no projeto Vozes da África. A programação inclui palestras, seminários e aulas práticas em projetos especiais desenvolvidos sob a coordenação da UFLA.
O 1º Seminário de Capacitação em Agroecologia, Extensão Universitária e Agricultura Familiar foi realizado de 7 a 18 de novembro de 2011. A parceria entre UFLA e ULPGL teve início em 2007. Em 2010, o reitor da ULPGL, Kambale Karafuli, veio ao Brasil em visita especial à
Universidade e, em 2011, o professor Gilmar Tavares apresentou o Programa de Segurança Alimentar na universidade congolesa. Atualmente, dois pesquisadores congolenses participam de programas de pós-graduação Strictu Sensu (Mestrado) na UFLA.