Em dezembro de 2011, foi inaugurada em Lavras a Transitolândia, iniciativa da Polícia Militar constituída por uma estrutura que conta com ruas, faixas de sinalização, placas, bicicletas e velocípedes. Nesse espaço, as crianças recebem orientações sobre como se portar no trânsito: significado dos sinais, apitos e placas, conceitos como mão e contramão, como atravessar as ruas e outras.
A UFLA é parceira nesse projeto, pois a 6ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito convidou o Departamento de Educação para preparar um projeto de utilização. O projeto está sendo elaborado pelas professoras Elaine das Graças Frade e Maria da Glória Bastos de Freitas Mesquita e prevê a confecção de material didático voltado para professores e policiais militares, com conteúdo sobre trânsito e acessibilidade.
Elaine vê a oportunidade de utilizar a Transitolândia como um laboratório interdisciplinar para aprendizado sobre o trânsito e acessibilidade: “O espaço ainda não possui os equipamentos peculiares, mas favorece a vivência da acessibilidade,” diz. A professora destaca a importância de que a apreensão dos aspectos de acessibilidade deve ser de todos e não somente por portadores de necessidades especiais.
O programa atenderá alunos do ensino primário, fundamental e médio e pessoas com necessidades especiais. Mas em Lavras, também terá como público professores que desejarem ser multiplicadores de educação no trânsito e acessibilidade.
A equipe envolvida se reunirá na próxima semana com o intuito de fechar o projeto, inclusive com o levantamento dos equipamentos voltados para a acessibilidade. O projeto será submetido à Fapemig, ainda em março, a fim de pleitear recursos para bolsas e equipamentos.