Em janeiro, a UFLA celebrou convênio com mais uma instituição internacional: a Universidade Pedro de Valdivia (UPV), do Chile. O convênio prevê a possibilidade de intercâmbio de estudantes e professores, realização de eventos de interesse comum, disponibilização da biblioteca e laboratórios, abertura de estágios e oportunidades e parcerias em projetos de pesquisa.
A universidade, como um todo, está envolvida no acordo, mas é especial para o Departamento de Educação Física da UFLA, por ser o seu primeiro convênio internacional. O professor do DEF Marcelo de Castro Teixeira, que faz doutorado na universidade chilena, foi o intermediador do acordo.
Na universidade chilena, a solenidade de assinatura ocorreu na sede da cidade Chillán, com a presença do professor Marcelo, da UFLA, do vice-reitor administrativo e financeiro da UPV, Lixio Riobó Guimaraens, e do vice-reitor da sede Chillán, Ricardo Bocaz.
A UPV está presente em 12 campi distribuídos nas sedes de Antofagasta, La Serena, Santiago, Chillán e Concepción. Atualmente oferece 34 cursos de graduação, dois programas de mestrado e um de doutorado, sendo este em Ciências da Motricidade Humana.