Esta semana é marcada por uma reivindicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. A Associação de Pós-Graduandos da UFLA (APG) participa da manifestação e mantém hoje (30), na Cantina Central, um estande para abaixo-assinado eletrônico em favor do reajuste. A reivindicação é realizada em outras universidades brasileiras por meio de atividades diversas, como debates e paralisações.
A coordenadora da APG, Alessandra Millezi, relata que o último reajuste nas bolsas foi feito em junho de 2008, não tendo acompanhado a inflação. “Em Lavras, o custo de vida tem aumentado significativamente e, em centros urbanos maiores, a situação é ainda mais agravante”, conta.
Hoje, o valor da bolsa de mestrado é de R$ 1200,00 e a de doutorado, R$ 1800,00. Os pós-graduandos reivindicam um reajuste de 39,34% no valor das bolsas de mestrado e de 37,76% nas de doutorado, alegando ser parte essencial de uma política de valorização da pesquisa e humanização. “A pesquisa que sai de dentro da universidade gera grande parte das inovações e tecnologias, e precisa ser apoiada. Inclusive porque as atividades e os experimentos do bolsista exigem dele dedicação exclusiva”, considera Alessandra.
A ANPG apontou a desvalorização das bolsas em relação ao salário mínimo, o que resultou na perda do poder de compra e no descumprimento do Plano Nacional de Pós-Graduação, segundo a Associação. O abaixo-assinado será encaminhado para as agências de fomento responsáveis pelo pagamento das bolsas e ao Congresso Nacional.