Avanços na infraestrutura e na qualidade da pesquisa foram destaques em 2011 apontados no relatório anual de autovaliação institucional da UFLA. O documento foi elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Esse relatório é utilizado para avaliação externa de reconhecimento de cursos. Se a CPA não enviar ao Ministério da Educação (MEC) o documento no prazo estabelecido, a Universidade fica impedida de ter seus cursos avaliados e reconhecidos. O relatório de autoavaliação institucional também é um instrumento de planejamento e gestão, tendo em vista que aponta imparcialmente as potencialidades e fragilidades das ações desenvolvidas na UFLA.
O MEC estabelece que os relatórios de autoavaliação elaborados pelas CPA’s das instituições de ensino superior brasileiras sejam publicados até o dia 30 de março do ano subsequente à realização da pesquisa avaliativa. A CPA da UFLA cumpriu o prazo determinado e encaminhou uma cópia do relatório ao reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.
A CPA é composta por docentes da UFLA, técnicos administrativos, discentes e representantes da comunidade externa, que trabalham initerruptamente para elaborar o relatório anualmente. Apesar de ser ligada à Reitoria, essa comissão possui certa autonomia perante os órgãos superiores da Universidade.
O resultado completo pode ser visto no site www.cpa.ufla.br.