Cibele Aguiar
Como parte de um mundo em movimento acelerado, marcado pela desconstrução das noções tradicionais de tempo e espaço e no qual identidades locais e globais se relacionam em complementariedade, os museus assumem um papel ainda mais estratégico e desafiador. Com essa mensagem, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) junta-se às instituições museológicas de todo o país na programação da Semana Nacional de Museus, de 14 a 20 de maio, com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Em sua 10ª edição, a semana comemorativa terá como tema: Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações. Na UFLA, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Coordenadoria de Cultura e apoio das equipes do Museu de História Natural e Museu Bi-Moreira, a programação contará com exposições, oficinas, visita guiada, palestras, ações educativas e exibições de filmes.
Durante toda a semana, no hall de exposições da Biblioteca Universitária da UFLA, haverá a exposição “Bi Moreira e o Esporte em Lavras”, em homenagem ao centenário de nascimento de Bi Moreira e à época de ouro dos atletas lavrenses. No Museu de História Natural também haverá a exposição “Aves e Mamíferos ameaçados de extinção na região sudeste”, com mostra de fotografias do professor do departamento de Biologia, Antônio Fernandes Nascimento Júnior.
No dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, será realizado o seminário e mesa-redonda “Museus da UFLA: novas demandas, novos museus”, no Anfiteatro 2 do centro de Treinamento da Faepe, câmpus Histórica, com a presentação à comunidade das propostas de reestruturação dos museus. Após o seminário, haverá a apresentação do Coral Vozes do Câmpus.
Veja a programação completa e participe