Cibele Aguiar
Nessa quarta-feira (16), o Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras ficou lotado para o XIV Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores, que nesta edição foi marcado pelas homenagens prestadas ao reitor da UFLA, professor Nazareno Guimarães Mendes, em virtude de sua destacada atuação como reitor da Universidade (2004 a 2012) e, em especial, de sua trajetória e contribuição à cafeicultura.
Com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, o evento reuniu mais de 400 participantes, entre eles, representantes de instituições e entidades ligadas ao setor cafeeiro, pesquisadores, estudantes e cafeicultores.
O professor Antônio Nazareno recebeu diversas homenagens, como demonstração da admiração do setor cafeeiro ao pesquisador e professor de cafeicultura, que retorna à suas origens depois de 16 anos na equipe de gestão da UFLA, universidade que conquistou, em sua gestão, a 1ª colocação entre as universidades federais brasileiras no ranking IGC/Inep/MEC – 2011, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). (Veja abaixo as fotos das homenagens).
Em seu pronunciamento, Antônio Nazareno agradeceu as manifestações, compartilhando com a sua equipe de gestão e acadêmica os resultados conquistados e a consolidação da UFLA como universidade de referência nacional em cafeicultura.
Homenagens: Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater/MG, Fundação Procafé (Medalha Mérito Cafeeiro), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Syngenta, Cooperaíso (São Sebastião do Paraíso), Cocatrel (Três Pontas), Polo de Excelência do Café e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café).
Encontro de Cafeicultores
Na programação, após as homenagens, houve uma palestra do secretário Elmiro Nascimento, que destacou a importância da cafeicultura para o Estado e, em especial, a atuação da UFLA na profissionalização da atividade, por meio da geração de conhecimento e tecnologias que impactaram positivamente a produção e a qualidade do café mineiro.
Na sequência, houve o lançamento do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, apresentado pelo professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, do Departamento de Administração e Economia (DAE) e coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM). Os participantes do encontro também receberam informações sobre o programa do governo estadual “Certifica Minas Café”, apresentado pelo coordenador do programa, Julian Silva Carvalho (Emater/MG), como uma opção para o cafeicultor profissionalizar a gestão da propriedade e ainda valorizar o produto.
À tarde, foi realizado dia de campo nas instalações do setor de cafeicultura da UFLA, com mostra de máquinas, equipamentos e produtos, além de seis estações para demonstração de resultados de pesquisas nas áreas de fertilidade do solo, fitopatologia, mecanização, pós-colheita e irrigação.
O evento foi organizado pela UFLA, por meio do Núcleo de Estudos em Cafeicultura – Necaf e pela Emater/MG, contando com o apoio do Polo de Excelência do Café, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Núcleo de Estudos em Pós Colheita do Café – PósCafé.
Veja galeria de fotos. Clique na primeira e siga a seta para visualizar as demais em tamanho expandido.