De 7 a 10 de junho, duas equipes da UFLA vão participar do Winter Challenge, competição de robôs em várias categorias, que ocorrerá em Jaguariúna (SP). Cada equipe está em uma categoria distinta: a NemecaBOTZ, vinculada ao Núcleo de Estudos em Mecatrônica (Nemeca), vai competir na categoria de combate; já a equipe Ctrl-A, iniciativa de estudantes, desenvolveu um robô para a categoria sumô. Em comum, os dois times são formados por integrantes do curso de Engenharia de Controle e Automação.
A NemecaBOTZ desenvolveu um robô de combate para “brigar” na modalidade de até 5,44 quilos. O objetivo da luta entre as máquinas, nessa categoria, é imobilizar o adversário e resistir aos seus ataques, dentro de uma arena especialmente preparada. Caso o adversário não seja imobilizado ou avariado a ponto de não funcionar, o resultado é decidido por pontos.
O Ctrl-A participa na categoria sumô, com um robô na modalidade até 3 quilos. Nesse caso, o robô funciona de forma autônoma, sem o auxílio de um controle remoto. O objetivo é empurrar o adversário para fora de um ringue circular de 1,2 metro, com bordas demarcadas. A máquina é programada para reconhecer essa borda e movimentar-se de forma a se esquivar e atacar o oponente. A luta também pode ser vencida por pontos, se os adversários não conseguirem o objetivo no tempo estipulado.