Foi encerrado, na última sexta-feira (1º de junho), um curso internacional sobre softwares que permitem a realização de cálculos complexos sobre a concentração e a posição da água e contaminantes no solo através do tempo. O curso foi ministrado em inglês pelo professor da Universidade de Utrecht (Holanda) Martinus Van Genuchten, referência na área de física dos solos.
Participaram do curso 37 alunos e professores da UFLA, UFRGS, UFSCar, ESALq, UFRJ, UFRRJ, IFF-RJ, UNIMONTES, UFSJ e outras instituições. Durante o curso, foram utilizados vários softwares para simular o movimento de contaminantes e de água no solo, em diversas situações (fluxo de contaminantes em lixões, água e nutrientes em solos irrigados e outros).
O curso foi realizado no laboratório de informática do Pavilhão de Aulas 5 (“Nave 2”) do dia 30 de maio a 1º de junho, pelo Programa de Pós-Graduação Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas.
O coordenador do programa, professor Luiz Antônio Lima, enalteceu a presença do palestrante na UFLA. Por ser referência em sua área de atuação, houve um grande esforço para trazer o professor Van Genuchten à Universidade, por ele ser muito requisitado. Luiz Lima também reforçou a importância dos softwares estudados, especialmente o Hydrys, largamente utilizado atualmente. O professor Van Genuchten também visitou vários laboratórios da UFLA, nos departamentos de Ciência de Solo e Engenharia.
Luiz Lima ainda adiantou que será realizado um workshop no segundo semestre, na UFLA, para apresentar resultados modelados em condições tropicais.