O professor Antônio Marciano da Silva, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), foi agraciado com a Comenda Antônio Secundino de São José. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 8, em Patos de Minas, durante a Festa Nacional do Milho (Fenamilho).
A homenagem ao professor Antônio Marciano levou em consideração as consistentes pesquisas realizadas por ele na área de Engenharia de Água e Solo e Recursos Hídricos, com ênfase no manejo de cultivos irrigados e hidrologia de pequenas bacias, que contribuíram com inovações e o melhoramento da agropecuária mineira.
A comenda, criada em 1991, é concedida anualmente pelo governo de Minas Gerais a personalidades e instituições que prestaram ou prestam serviços em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura, pecuária, abastecimento, na área de saneamento ou pela preservação do meio ambiente no Estado e no Brasil.
Na edição de 2012, foram agraciadas 13 personalidades. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais define o nome dos homenageados por meio do conselho diretor da comenda, do qual também participam diversas outras instituições, como universidades e entidades de classe.