Cibele Aguiar
Em reunião realizada no dia 25 de julho, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Lavras (Cepe/UFLA) votou favoravelmente e o reitor da Universidade, professor José Roberto Scolforo, acaba de sancionar a resolução Nº 143, que estabelece regime diferenciado para a integralização das atividades acadêmicas relativas ao primeiro semestre letivo de 2012.
Segundo a resolução, terão direito ao regime acadêmico diferenciado os estudantes da UFLA que assumiram, antes da deflagração da greve dos docentes, compromissos acadêmicos no segundo semestre letivo de 2012 a serem cumpridos fora da Universidade. A resolução atende ao pedido da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), com atenção especial aos estudantes aprovados para intercâmbio internacional do programa “Ciência sem Fronteiras”, do “Programa Mobilidade Mercosul” e com estágios anteriormente agendados. Os compromissos acadêmicos serão atestados pelas Pró-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa ou de Extensão e Cultura, conforme a natureza e responsabilidade acadêmica das respectivas esferas de competência.
Os estudantes poderão optar por dois regimes de integralização. As atividades acadêmicas, bem como as referidas avaliações, poderão ser realizadas a distância, preferencialmente utilizando-se os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) das disciplinas. Também poderão realizar as atividades durante o semestre letivo vigente na ocasião de seu retorno, em regime especial, estabelecido em comum acordo entre o docente e o discente, a ser cumprido concomitantemente e sem prejuízo das atividades acadêmicas referentes à matrícula posterior ao seu retorno.
A PRG enviará previamente aos docentes das disciplinas a identificação dos estudantes que se enquadram no regime especial estabelecido pela presente Resolução. Caberá ao estudante optar pelo regime de integralização e informar aos docentes a sua opção, bem como se inteirar dos critérios de avaliações e prazos estabelecidos pelos docentes das disciplinas para a realização das atividades.
Mensagem aos estudantes
Quando for anunciado o término das greves dos docentes e técnicos administrativos, será composta uma comissão com a participação de representantes das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, representações estudantis e sindicais para que o calendário escolar seja debatido e reestruturado.
Para o reitor da UFLA, professor Scolforo, o comprometimento do calendário escolar é uma preocupação, porém, tanto os estudantes de graduação, quanto de pós-graduação, podem ter a tranquilidade de que a Direção Executiva da UFLA envidará esforços para que os prejuízos sejam minimizados e que seja encontrada uma solução de consenso para as necessárias adequações.