A cidade de Londrina (PR) sediou simultaneamente, em julho, o X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola (Clia) e o XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea). O Departamento de Engenharia da UFLA (DEG) marcou presença nesses eventos com a participação de 50 congressistas, entre professores e estudantes de graduação (dos cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Ambiental e Sanitária) e pós-graduação (em Engenharia Agrícola e Recursos Hídricos em sistemas Agrícolas).
Os participantes da UFLA foram responsáveis pela apresentação de 66 trabalhos orais e em pôster. Desses, 26 foram sobre Engenharia de Água e Solo; 15 a respeito de Engenharia Ambiental e Sanitária; cinco sobre Construções e Ambiência; sete abordaram Mecânica Agrícola; três se inseriram no tema Geomática; seis foram sobre Agrometeorologia e Climatologia; três a respeito de Eletricidade e Automação; e um abordou a temática Engenharia de Processos.
A partir do tema “A Engenharia Agrícola na Evolução dos Sistemas de Produção”, foram discutidos os desafios científicos e tecnológicos que a Engenharia Agrícola no Brasil enfrenta. A participação do DEG contou com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), sendo os professores Fátima Resende Luis Fia e Luiz Gonsaga de Carvalho os responsáveis pela solicitação do auxílio.