Pesquisador contrário à tese do aquecimento global fará palestra em simpósio de melhoramento de plantas


O meteorologista Luiz Carlos Molion, defensor da polêmica tese de que as emissões de gases na atmosfera advindas da atividade humana são incapazes de causar aquecimento global, estará na UFLA no dia 24 de agosto. Ele fará a palestra “O Resfriamento da Terra nos Próximos 20 Anos”, durante o XVI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Genética e Melhoramento de Plantas – que traz como tema, nesta edição, a relação das mudanças climáticas com o melhoramento de plantas. O evento será nos dias 23 e 24 de agosto, no Auditório Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia).

Molion é meteorologista, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Além dele, a organização do evento traz renomados pesquisadores nacionais e internacionais, como o norte-americano Robert Bensen, o espanhol Pedro Temino e o português Nuno Borralho.

As inscrições ficam abertas até o dia do evento, no site: www.nucleoestudo.ufla.br/gen. O valor das inscrições é variável para estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais, bem como para sócios e não sócios do Núcleo de Estudos em Genética.

O Simpósio é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e Núcleo de Estudos em Genética. Mais informações: (35) 3829-1183 e www.nucleoestudo.ufla.br/gen

Veja a programação:

23 de agosto

7h30 – Abertura

8h30 – Improving Drought Tolerance in Commercial Maize Hyhrids: The Artesion Approach (Robert J. Bensen, melhorista de milho – Syngenta Seeds, EUA)

10 horas – Coffee break

10h30 – Melhorameno Genético de Macieira para Climas Subtropicais (Frederico Denardi, melhorista de maçã – Epagri)

12 horas – Intervalo

14 horas – Breeding Maize for Cold Tolerace (Pedro Revilla Temino, melhorista de milho – Consejo Superior de Investigaciones Cientificas – CSIC, Espanha)

15h30 – Coffee break

16 horas – Melhoramento de Hortaliças para Estresses Abióticos (Wilson Roberto Maluf/ melhorista de hortaliças – UFLA)

 

24 de agosto

8 horas – Melhoramento de Eucalyptus para Condições Adversas (Nuno M. G. Borralho / melhorista de eucalipto – BorralhoIdea Consulting – Portugal)

9h30 – Coffee break

10 horas – O Futuro do Melhoramento de Soja no Brasil no Contexto das Mudanças Climáticas (Neylson Eustáquio de Arantes / melhorista de soja – Fundação Triângulo)

12 horas – Intervalo

14 horas – O Resfriamento da Terra nos Próximos 20 Anos (Luiz Carlos Molion / climatologista – Ufal)

15h30 – Coffee break

16 horas – A Expansão da Fronteira Agrícola do Arroz no Brasil (Antônio Carlos Centeno – melhorista de arroz / Embrapa)