A Tbit, startup incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), foi classificada para a última etapa mineira do Desafio Brasil. Essa competição é voltada para empresas incubadas, promovendo oportunidades de contatos com investidores e formação executiva para os empreendedores, além de oferecer prêmios. Para participar, a Tbit apresentou sua estrutura e dois produtos desenvolvidos (Olho Digital do Café e Sistema de Análise de Sementes). Os juízes levam em consideração critérios como o potencial dos produtos, grau de maturação e pessoal.
Durante a participação no desafio, a empresa recebe sessões de mentoring, orientações com profissionais de referência no desenvolvimento de produtos e de negócios, para auxiliar na estruturação e definição dos próximos passos. Para o diretor geral da Tbit, Igor Chalfoun, a premiação não é essencial neste torneio: “O objetivo é fazer a empresa amadurecer mais rapidamente. A possibilidade de apresentá-la a investidores, nacionais e internacionais, também é um ponto interessante no Desafio Brasil”.
Esta última etapa estadual será no dia 18 de setembro, em Belo Horizonte. As empresas classificadas vão se apresentar para uma banca de avaliação e poderão estabelecer contatos com investidores de seu ramo e trocar experiências com outros empreendimentos. A empresa mais bem avaliada, assim como as em outras regionais, vai concorrer na etapa nacional, em outubro, em São Paulo.
O professor Wilson Magela Gonçalves, coordenador da Inbatec, ressalta a importância da participação das empresas incubadas em torneios dessa natureza: “um evento assim mostra o potencial do empreendimento e a potencialidade de seus produtos. E, como o objetivo da Incubadora é de desenvolver produtos originados a partir de pesquisas acadêmicas, essas participações reforçam que estamos cumprindo nosso papel”.