Cibele Aguiar
Em agosto, o Ministério da Educação (MEC) solicitou a todas as universidades federais uma previsão de estudantes com interesse em participar do programa Ciência sem Fronteiras, sinalizando para a realização de um mapeamento da proficiência em Língua Inglesa, marcado inicialmente para os dias 22 e 23 de setembro. Porém, esta dada foi adiada, sem data definida para a realização.
Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), foram 1.100 estudantes inscritos, que farão o teste de nivelamento (Master Test – ETS – TOEIC) e receberão o diagnóstico de proficiência. A aplicação do teste na UFLA está sendo organizada pela professora Norma Lirio de Leão Joseph, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), que participa da comissão de especialistas de Língua Inglesa do Programa Ciência sem Fronteiras.
A partir desse diagnóstico, o MEC deverá elaborar ações para serem implementadas no sentido de melhorar o conhecimento dos estudantes na língua inglesa, propiciando a maior adesão e aproveitamento dos próximos editais do Programa Ciência sem Fronteiras.
Tão logo seja definida a data do teste, todas as informações serão divulgadas no site da UFLA.