Cibele Aguiar
Nos dias 2 e 3 de outubro, foi realizado no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA) workshop com o tema “Impactos das Mudanças Globais no Regime de Fogo, no Funcionamento e na Estrutura de Paisagem Tropicais”, organizado pelo professor João Paulo Rodrigues Alves Delfino Barbosa (DBI), com a participação dos pesquisadores da França, Serge Rambal (Centre National de la Rechercher Scientifique – CNRS) e Florent Mouillot (Institut de recherche pour le developpement – IRD).
O workshop é uma ação do Convênio Bilateral entre a UFLA e IRD, por meio do edital “Projetos Conjuntos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: França-CNPq/IRD”. Além do workshop, os pesquisadores franceses participam do Simpósio Internacional de Botânica Aplicada, que será realizado na UFLA, de 4 a 6 de outubro.
Esse Workshop é uma das atividades previstas na proposta de cooperação bilateral financiada pelo CNPq e pelo IRD e tem como meta propiciar um ambiente favorável para a formação de recursos humanos e a motivação de pesquisadores para trabalharem no tema. Em adição ã formação de recursos humanos, o projeto também deve contribuir para ampliar o conhecimento das interações entre variáveis climáticas, da vegetação, socioeconômicas e a ocorrência de fogo em diferentes escalas espaciais e temporais, em resposta às mudanças globais, nas paisagens tropicais.
Além desse projeto, os grupos de pesquisa interagem no desenvolvimento das atividades técnico-científicas do projeto CLARIS LPB “A Europe-South America Network for Climate Change Assessment and Impact Studies in La Plata Basin” – World Climate Research Programme (WCRP).
Ciclo de parcerias
A parceria entre a UFLA e o grupo de pesquisa francês é marcada pela troca de experiências e pela formação de recursos humanos em programas de pós-graduação. Na década de 80, o professor Serge Rambal recebeu Ângela Maria Soares, professora do DBI/UFLA, por ocasião do doutorado pleno na Université Montpellier.
Essa interação teve continuidade em 2005, quando o então orientando da professora Ângela, João Paulo Barbosa, foi para França para treinamento de doutorado sanduiche com Serge Rambal e Florent Mouillot, cuja tese abordou os aspectos do clima, do regime de incêndios e da estrutura e do funcionamento da paisagem de Minas Gerais. Em 2010, o professor João Paulo recebeu na UFLA a estudante francesa Nelly Marie-Claire Leblond, que defendeu a dissertação de mestrado no Institut de Recherche pour le Développement ,sob sua coorientação.
Para o professor João Paulo, o desenvolvimento do projeto de cooperação bilateral CNPq-IRD representa um ganho importante para a continuidade da parcerias entre os pesquisadores da UFLA e das instituições francesas.
Relações Humanas
Na avaliação do pesquisador Serge Rambal, a parceria entre Brasil e França é interessante tanto pelas questões científicas e resultados proporcionados pela troca de experiências, quanto pela riqueza das relações humanas, com uma cooperação sempre vista de igual para igual entre os países. “Os estudantes brasileiros que recebo sempre apresentam ótimo desempenho”, enfatizou.
Para Florent, esta cooperação também perpassa pela relação diplomática entre os dois países, sendo esta uma das missões prioritárias do IRD, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. O pesquisador reforça ainda que dentre os países em que o Instituto atua, o Brasil tem se posicionado na liderança científica, como exemplo de suporte à pesquisa e ao ensino superior.