Cibele Aguiar
Em sessão solene realizada nesse sábado (27), no Centro de Convenções do Hotel Gran Meliã México, em Paseo de la Reforma, na cidade do México, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o Prêmio Sapientiae para a Excelência Educativa, outorgado pela Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), composta de 67 renomados profissionais de 21 países. Na cerimônia, que contou com delegações de 17 países, também foi entregue a medalha e diploma “Gestor de Qualidade” ao reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, em reconhecimento ao trabalho em prol de uma educação superior de excelência.
Reconhecido internacionalmente, o Prêmio Sapientiae (do latim Sabedoria, Sapiência) é outorgado anualmente aos mais destacados profissionais e prestigiosas instituições educativas da Ibero-América; visando a promover a melhoria da educação superior, ao avanço da internacionalização, à formação de um grupo de excelência em educação e a fomentar o intercâmbio de experiências educativas entre os países.
A UFLA foi a única universidade brasileira representada na homenagem da ODAEE, em sua sexta edição, premiação recebida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2009, e pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 2011.
Na justificativa da Cúpula da ODAEE, o prêmio foi outorgado à UFLA em virtude da trajetória administrativa e dos milhares de egressos que ocupam altos cargos em nível governamental, em empresas privadas ou profissionais independentes, cumprindo com a missão, visão, política e objetivos da qualidade em uma educação integral. O texto ainda faz referência aos importantes convênios nacionais e internacionais estabelecidos ao longo dos anos em favor de seus estudantes e ao plano de incentivo e capacitação oferecido, “com muito empenho”, a seu quadro administrativo e docente.
Gestor de Qualidade
Além da homenagem à Instituição, o reitor José Roberto Scolforo foi agraciado com a medalha condecorativa “Gestor de Qualidade”, em reconhecimento à transcendência de seu trabalho, que ficará para a posteridade como valioso aporte na difícil tarefa de formar intelectuais para um mundo inovador e competitivo.
Para Scolforo, a premiação é a prova de que a UFLA está no caminho certo para conquistar um novo patamar de excelência, abrindo as portas da Instituição ao mundo, tanto para receber estudantes de muitos países, como enviar estudantes para intercambiar experiências em centros de excelência internacional. “Buscamos ser uma instituição plural e atrativa, com reconhecimento não apenas pela excelência em dada área ou temática, mas pela diversidade e relevância do ensino, pesquisa e extensão que realiza”, completou.
Durante a homenagem, o reitor das UFLA foi convidado pela Organização para participar da Cúpula de Altos Dirigentes de Instituições Educativas da Ibero-América, como membro ativo. O objetivo dessa cúpula é estreitar os laços de cooperação entre a América e a Europa, com ênfase na educação, formação e criação de uma rede de incentivo às alianças e convênios, com vistas à internacionalização das instituições educativas.
O reitor da UFLA estava acompanhado do diretor de Relações Internacionais (DRI), professor Antonio Chalfun Junior, que também
enfatizou a importância da premiação e a qualidade das discussões da Cúpula. Em sua avaliação, a UFLA consolida uma posição de destaque, figurando entre as melhores instituições de ensino superior com crescente reconhecimento internacional.
Em seu pronunciamento, por ocasião do recebimento do prêmio, o reitor compartilhou a homengem com todos os docentes, técnicos administrativos, discentes, com todos que integram a Direção Executiva da UFLA e com as Fundações de Apoio, considerando que o trabalho em conjunto e solidário que se desenvolve na Instituição é que a credencia a ser uma Instituição de qualidade.