Cibele Aguiar
Em visita aos Estados Unidos, no mês de novembro, para reforçar parcerias no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, delegação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi recebida pelo embaixador do Brasil em Washington (EUA), Mauro Vieira, tendo como pauta assuntos referentes ao processo de internacionalização da Universidade e parcerias no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café). Na comitiva estavam o diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Junior; o professor e coordenador do INCT Café, Mário Lúcio de Vilela Resende e o diretor da Editora UFLA, professor Renato Paiva.
A cafeicultura e a contribuição da ciência para a competitividade do setor foi um dos temas tratados. De acordo com o professor Mário Lúcio, o embaixador Mauro Vieira demonstrou muito conhecimento sobre o café do Brasil, incluindo o desafio de maior investimento em qualidade e marketing para a conquista de novos mercados.
Na oportunidade, os representantes da UFLA apresentaram números que demonstram o crescimento da Universidade, a excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação e a proposta de investir em um ousado plano de internacionalização.
O embaixador foi presenteado com o livro “A Terra Prometida de Lavras” e amostras de café de diferentes regiões produtoras de Minas Gerais.
Além da reunião em Washington, o coordenador do INCT Café esteve durante 13 dias em missão internacional para aprofundar o intercâmbio acadêmico e científico do Programa Ciência sem Fronteiras, a convite da presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O coordenador visitou várias universidades no sul dos Estados Unidos, destacando o especial interesse da Universidade Texas A&M para receber bolsistas de pós-graduação, via INCT- Café.