Cibele Aguiar
“O Profissional que faz a diferença” este é o tema da terceira edição do Encontro Regional de Excelência Profissional (Erep), que teve início na terça-feira (4) e segue até hoje, quinta-feira (6), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Organizado pela Terra Jr. Projetos & Consultorias, o evento reforça o diferencial dos estudantes que participam de projetos colaborativos em empresas juniores.
O envolvimento dos estudantes em atividades extracurriculares, como a participação em grupos empreendedores ou de estudo, foi a tônica dos pronunciamentos na cerimônia de abertura do evento. A importância das empresas juniores foi destacada pela reitora da UFLA em exercício, professora. Edila Vilela de Resende Von Pinho, pelo professor-orientador da Terra Jr. Projetos & Consultorias, Renzo Garcia Von Pinho e pelo coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Codets/Proec), que engloba a atuação dos núcleos de estudos, empresas juniores e incubadoras tecnológicas, professor Wagner Pereira Reis.
Também participaram da mesa de abertura do evento, a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, o chefe do Departamento de Agricultura, prof. Gabriel José de Carvalho; o presidente da Terra Jr. Projetos & Consultorias, Wellington Aziani e o coordenador-geral do evento, Gabriel Cavalcante de Paiva.
Em seu pronunciamento, a vice-reitora salientou a excelência dos profissionais formados na UFLA e o orgulho de saber que o mercado de trabalho reconhece esse diferencial. Destacou ainda a importância de apoiar as empresas juniores, reforçando o ambiente de inovação e a interação com a sociedade, o que será possível com a construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (LavrasTec), onde as empresas juniores terão espaço.
O professor Renzo von Pinho, lembrou a trajetória de sucesso da empresa Terra Jr., como a primeira empresa júnior multidisciplinar da Universidade, tendo contribuído para a formação de mais de 300 estudantes em 12 anos de atuação. “As atividades extracurriculares em equipe é que fazem a diferença na formação do futuro profissional”, reforçou.
O evento
O encontro oferece aos estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de ciências agrárias um aprimoramento profissional nas seguintes áreas: perfis profissionais, comportamento empresarial e tendências corporativas, trazendo palestrantes de destaque do agronegócio.
Na terça-feira (7), houve a palestra de abertura com o tema: “A importância do tempo para o Sucesso do profissional”, proferida pelo professor do Departamento de Zootecnia (DZO) Vinicius Cantarelli.
Na programação, houve palestras sobre carreira no agronegócio, estágios no exterior, busca da excelência e planejamento financeiro e estratégico. Nesta quinta-feira (6), estão sendo realizados três minicursos: Marketing Pessoal – com o professor Ricardo de Souza Sette (DAE); Estratégias Empresariais, com o professor Luiz Marcelo Antonialli (DAE) e Como Gerenciar os Primeiros Salários, com o professor Gideon de Carvalho Benedicto (DAE).