Primeira turma de Direito tem aula magna – veja fotos

Os estudantes da primeira turma do curso de Direito da UFLA foram recepcionados com uma Aula Magna na noite de ontem (10), no Salão de Convenções. Membros da Direção Executiva da Universidade, professores, técnicos administrativos e autoridades lavrenses participaram da abertura.

Integraram a mesa de abertura os professores: Édila Vilela de Resende Von Pinho (reitora em exercício); Soraya Alvarenga Botelho (pró-reitora de Graduação); Francisval de Melo Carvalho (chefe do Departamento de Administração e Economia – DAE); Juraciara Vieira Cardoso (coordenadora do curso de Direito); e a advogada Roseli Siqueira Coelho Vilela, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Lavras.

A professora Juraciara ressaltou o orgulho de participar de uma universidade que considerou “rara”, pela sua estrutura, conceito e apoio recebido durante o processo de abertura do curso. Já o professor Francisval parabenizou a gestão passada e a atual pela abertura e consolidação do Direito.

A professora Soraya destacou a importância do momento, que marca o início de um curso desejado pela comunidade regional, que vem lastreado na qualidade dos demais cursos da UFLA, com projeto pedagógico baseado no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.

A professora Édila lembrou o empenho do professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor na gestão em que o curso foi trazido para a UFLA, e do seu empenho para esta importante conquista. Além disso, ela agradeceu a colaboração dos demais servidores da UFLA e de professores de outras instituições para a construção do projeto pedagógico do curso de Direito. Para a professora Édila, o curso é inovador na UFLA, pois se insere em uma área diferente das já trabalhadas. Esse é um exemplo do caminho da UFLA a uma expansão com qualidade, segundo ela.

Aula Magna

Em razão do seu papel fundamental na abertura do curso, o professor Antônio Nazareno foi convidado para ministrar a Aula Magna para a turma do Direito. Ele falou sobre a expansão e consolidação da UFLA, ressaltando a busca pela qualidade e dados alcançados pela instituição, mas também trouxe um histórico sobre o curso de Direito.

Idealizada em 2007, essa graduação é a segunda mais demandada do País e veio atender a uma demanda regional, já que o Sul de Minas não contava com sua oferta no sistema federal de ensino. Na UFLA, o curso inicia seus trabalhos neste semestre com sete professores já contratados e previsão de contratação de pelo menos quinze nos próximos semestres. O curso está vinculado ao DAE e opera em suas instalações; porém, o prédio próprio do Direito (e do Departamento de Educação) está em fase de acabamento e será inaugurado em breve.

Workshop

Hoje (11), será realizado um workshop para os estudantes de Direito sobre Extensão e Pesquisa. Os professores Giordano Bruno Soares Roberto (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG) e Bruno Camilloto Arantes (chefe do Departamento de Direito da UFOP) serão os prelecionistas do evento, que ocorrerá no Auditório da Biblioteca Universitária, às 19 horas.

O Curso

O curso de Bacharelado em Direito da UFLA é presencial, tem turno noturno e sua primeira turma (60 alunos) ingressou no segundo semestre letivo de 2012. O curso conquistou o conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação (MEC), na indicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que destacou o projeto com perfil “excelente” de qualidade. O Bacharelado também recebeu o parecer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a aprovação de todos os quesitos avaliados.