Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Baiano (IFBaiano), em convênio com a UFLA, oferecem o Doutorado Interinstitucional em Estatística e Experimentação Agropecuária. A primeira tese desse programa foi defendida no dia 23 de novembro, em Salvador (BA). Jailson de Araújo Rodrigues defendeu a tese “Distribuições Bivariadas Gama, Exponencial e a Distribuição Beta Tipo II Univariada Aplicadas a Dados de Precipitação Pluviométrica”.
Participaram da banca os professores Lucas Monteiro Chaves (DEX/UFLA), João Domingos Scalon (DEX/UFLA), Fredy Walther Castellares Cáceres (UFMG), Marcos Antônio da Cunha Santos (UFMG), Joel Augusto Muniz (DEX) e Renato Ribeiro de Lima (DEX/UFLA).
O doutorado interinstitucional foi criado pela Capes em 2005, a fim de oferecer formação em nível de doutorado aos profissionais que atuam fora dos grandes centros do País. Para isso, são utilizadas as competências de programas de pós-graduação já consolidados, com conceito igual ou superior a 5. Financiado pela Capes, o programa da UFLA, IFBA e IFBaiano visa a estreitar as relações entre essas IES e qualificar um número significativo de doutores em quatro anos.