O estudante Nilmar Ronizete Machado apresentou, no último dia 11, a monografia intitulada Estudo a Respeito de Políticas Públicas para o Ensino Superior: uma reflexão sobre inclusão de pessoas com deficiência. Esse foi o trabalho final da especialização presencial em Educação oferecida pelo Departamento de Educação da UFLA (DED). O estudante foi orientado pela professora Elaine das Graças Frade, do DED.
Para a composição da banca, foram convidados os professores Vicente Gualberto (Departamento de Ciências dos Solos – DCS) e Vanderlei Barbosa (DED). Após a defesa, eles ressaltaram a importância da temática e a pertinência do conteúdo, que possui indicações para uma futura publicação que poderá ser trabalhada e apresentada em instâncias internas e externas à comunidade acadêmica.
Durante a defesa, também estiveram presentes as professoras de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da UFLA, Fabrícia Meirelles e Rita Marinho (DED), Helena Libardi (Departamento de Ciências Exatas – DEX e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFLA – Naufla) e o professor André Pimenta Freire (Departamento de Ciências da Computação – DCC). A tese de doutorado do professor André, que será defendida em breve, aborda a temática tecnologias assistivas, com a verificação de acessibilidade dos softwares.
A orientadora destacou a reunião entre professores de vários departamentos como um momento de importância para a discussão de ações e investimentos para a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade e para a promoção do debate em torno da acessibilidade.