Ciente de que a saúde dos estudantes e servidores é um dos pilares para uma comunidade acadêmica em constante evolução, começou a funcionar nesta semana o atendimento no Ambulatório do Câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O serviço está vinculado à Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), sendo resultado do esforço da Direção Executiva para sua concretização.
Localizado no andar inferior do Pavilhão 4 (conhecida como nave 1), o ambulatório contará com o atendimento de uma enfermeira e o apoio dos médicos lotados na unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – Siass (Coordenadoria de Saúde Ocupacional – da Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas – PRGDP).
O reitor, professor José Roberto Scolforo, comemora o início do atendimento no ambulatório como mais um sonho conquistado, ampliando os serviços que visam a garantir mais tranquilidade e qualidade de vida a toda comunidade acadêmica. Sentimento compartilhado pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir de Oliveira, que destaca o novo serviço como uma demonstração da atenção à saúde dos estudantes e servidores, por meio de um atendimento de emergência mais próximo da comunidade.
A coordenadora de saúde, Luciana Castro Groenner, ressalta que o atendimento básico será disponibilizado como serviço complementar ao atendimento médico eletivo (consultas agendadas), que continuará a ser disponibilizado no câmpus histórico (Centro Médico – Praec).
A enfermeira Flávia Alvarenga Bruzi explica os tipos de atendimentos que serão realizados no ambulatório, como ferimentos, quedas de pressão ou glicose, cólicas, mal-estar, entre outros. Depois do atendimento básico, será avaliada a necessidade de encaminhamentos para o serviço de saúde específico para cada público de referência.
Saúde como prioridade
A comunidade acadêmica da UFLA tem à disposição um centro de saúde que conta com três médicos (dois clínicos-geral e um ginecologista), dois médicos do trabalho (Siass), duas odontólogas, duas psicólogas e uma nutricionista. Além disso, com a indicação de receituário médico, também são disponibilizados alguns medicamentos gratuitos. Em breve, o serviço laboratorial de análises clínicas será substituído por um posto de coleta de um laboratório particular, para que possam ser oferecidos mais serviços.
No câmpus histórico, o agendamento de consultas pode ser realizado pessoalmente ou pelo telefone 3829-1110, das 7 às 12h e das 14 às 17h. As consultas médicas são realizadas das 8 às 12h e das 13h às 18h, dependendo do profissional. Devido à grande demanda, o agendamento das consultas ginecológicas são realizadas às quartas-feiras e as odontológicas todas as sextas-feiras, pessoalmente, a partir das 14 horas. Todo atendimento oferecido pela Coordenadoria de Saúde é gratuito.
Informações: 35 3829-1110 ou pelo site www.praec.ufla.br