O filme Blade Runner é a quarta atração da Mostra de Filmes Ciência e Sociedade, do projeto “Magia da Física e do Universo. A obra será exibida no dia 22, às 16 horas, no Museu de História Natural. A sessão será seguida por um debate sobre os efeitos da tecnologia no cotidiano e a visão dos criadores sobre o desenvolvimento tecnológico. O próximo filme da mostra, Frankenstein, deverá ser exibido no dia 1º de março.
Sinopse
Dirigido por Ridley Scott e lançado em 1982, Blade Runner se passa no início do século XXI. Neste período, uma grande corporação desenvolve robôs mais fortes e ágeis que os seres humanos, e equiparados em inteligência – os “replicantes”.
Esses robôs são utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas, mas um grupo mais evoluído deles provoca um motim, em uma colônia, fazendo com que os replicantes fossem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte.
A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como “Blade Runner”, têm ordem de exterminá-los. Em 2019, cinco replicantes chegam à Terra, e um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.