O núcleo Lavras da organização não governamental Engenheiros Sem Fronteiras foi implementado na cidade em outubro de 2012 e, desde então, realiza projetos e busca reconhecimento. No último domingo (24), um evento com o objetivo de divulgar as ações do grupo foi realizado na Praça Doutor Augusto Silva, o “Engenheiros Sem Fronteiras na Praça”.
A atividade aproveitou a feira dominical e apresentou, por meio de cartazes e folders informativos, os projetos já realizados em Lavras (como a Horta Agroecológica Comunitária, no Colégio Padre Dehon). Além disso, incentivou a agroecologia, fornecendo informações durante uma oficina de horta vertical, que favoreceu a interatividade com os participantes.
A ONG pretende realizar mais eventos. Hoje, o grupo está criando um projeto de levantamento dos bairros mais carentes na cidade e, em abril, realizará um bazar beneficente, em um bairro a ser definido, de roupas, calçados e acessórios doados que serão vendidos a preços populares.
Os Engenheiros Sem Fronteiras, difundidos mundialmente, realizam projetos de engenharia (infraestrutura, saneamento básico, educação e serviços ambientais), sem fins lucrativos, para o desenvolvimento local e regional, a fim de promover melhorias na qualidade de vida das comunidades menos favorecidas.
Fotos: divulgação