A versão on-line do programa Inglês sem Fronteiras, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), já está disponível para estudantes de graduação e pós-graduação. Vinculada ao programa Ciências sem Fronteiras, a iniciativa prevê, inicialmente, o oferecimento de dois milhões de senhas de acesso pessoal à plataforma My English On-line (MEO), elaborada pelo setor educacional da National Geographic Learning, em parceria com a Cengage Learning.
O estudante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Cássio Dias Dalmo, do 2º período do curso de Letras, já fez o cadastramento e recebeu a senha de acesso ao curso. Ele disse que teve pressa para aproveitar a oportunidade de aprimorar o idioma por meio de um curso gratuito, aliado aos benefícios da mobilidade on-line. “O conhecimento da Língua Inglesa em minha área de atuação não é um diferencial, mas uma exigência”, completa o estudante.
Assim como Cássio, outros estudantes recebem o incentivo da professora Norma Lirio de Leão Joseph, do Departamento de Ciências Humanas (DCH/UFLA), para aproveitarem a oportunidade. A professora, que representa a UFLA no Programa Inglês sem Fronteiras, explica que a Universidade participa de todas as ações do Programa, o que inclui o módulo do curso on-line, o diagnóstico de proficiência por meio de testes Toefl/ITP e, numa segunda fase do Programa, a instalação de módulos presenciais nas universidades federais participantes.
Para a professora Norma, o curso on-line está muito bem-estruturado, em cinco diferentes níveis de proficiência, permitindo que estudantes de graduação e pós-graduação aprimorem as habilidades para uma maior inserção internacional. Cada nível contém três partes, que abrangem atividades com e-book, vídeo, dicas de gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um teste de progresso como preparação para a Prova Final do nível.
Diagnóstico e preparação
Outra etapa do Inglês sem Fronteiras é o diagnóstico da proficiência do idioma. A UFLA já está credenciada e com uma equipe treinada para a aplicação do teste Toefl/ITP. Esse módulo de diagnóstico é coordenado pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC), em parceria com universidades federais. O teste será aplicado de forma gratuita para todos os estudantes aptos a participar do programa Ciência sem Fronteiras. Com base no diagnóstico do nível de conhecimento do idioma inglês, os estudantes que obtiverem melhor desempenho serão selecionados para os cursos presenciais.
Inglês sem Fronteiras
O Programa Inglês sem Fronteiras oferece diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma. Na UFLA, já foram realizadas três ações do Programa, sob a coordenação da professora Norma Joseph. Em janeiro de 2013, foi realizada a 1ª aplicação do teste de proficiência TOEFL/ITP para demanda específica dos estudantes selecionados para o intercâmbio no programa Ciência sem Fronteiras. Em fevereiro, houve a 2ª aplicação do teste de proficiência TOEFL/ITP para demanda específica do programa de intercâmbio Capes/Fulbright, destinado a professores de Inglês de escolas públicas. A UFLA também coordenou a aplicação do teste de proficiência em italiano para demanda específica de estudantes selecionados pela Capes.
Consulte os sites http://isf.mec.gov.br/acoes.html
Acesse o curso on-line http://www.myenglishonline.com.br/